Foucault News

News and resources on French thinker Michel Foucault (1926-1984)


XII Colóquio Internacional Michel Foucault: Devir do Pensamento e Multiplicação de Práticas
19/10/2021 – 22/10/2021

Sobre o evento
Pensamentos que compõem reflexões construídas no passado fazem-se pensamento vivo quando se prestam a reflexões no presente. É assim que as filosofias historicamente elaboradas, pertencentes que são ao próprio tempo no qual se circunscreveram, permanecem válidas para a atualidade, qualquer atualidade, inclusive a nossa. Assim, um pensamento é vivo quando capaz de mover-se no tempo e mover outros tempos; quando provoca desdobramentos a partir dele e para além dele, em pensamentos novos; quando seus desdobramentos são palpáveis em práticas concretas.

O legado de Michel Foucault, seus escritos e seus ditos, cumpre há mais de cinquenta anos as características de um pensamento vivo. Com uma peculiaridade, porém. É que além de gerar outros pensamentos e outras práticas, seu próprio pensamento vem se desdobrando a si mesmo na medida da inesperada proliferação e divulgação de trabalhos que foram realizados pelo próprio autor mas que permaneceram até recentemente pouco ou nada conhecidos.

Este movimento do pensamento vem se fazendo em sucessivos conjuntos de publicações. O primeiro conjunto, é claro, são os numerosos livros publicados durante a vida de Foucault. Em seguida, dez anos após sua morte, a publicação, em quatro volumosos tomos, de trabalhos diversos pronunciados (ditos) e redigidos (escritos) ao longo de sua trajetória e em diferentes contextos, precisamente sob o título Dits et écrits. Segue-se a edição gradativa dos treze Cursos ministrados no Collège de France. E quando tudo parecia já estar dito e escrito, um instigante conjunto de trabalhos quase desconhecidos vem à luz. São publicações novas em sua maioria extraídas das milhares de páginas que compõem os arquivos inéditos – ainda em fase de organização – depositados na Bibliothèque Nationale de France, tais como: artigos, entrevistas, cursos, organizados em diferentes coleções (como, por exemplo, a coleção Philosophie du présent); edições posteriores de Cursos (como Mal faire, dire vrai e Cours sur la sexualité); o 4º volume de História da Sexualidade (Les aveux de la chair).

Nesse contexto, o XII Colóquio Internacional Michel Foucault – Devir do pensamento e multiplicação de práticas – convida ao intercâmbio de saberes e experiências, propondo uma imersão no fluxo deste movimento.

One thought on “XII Colóquio Internacional Michel Foucault: Devir do Pensamento e Multiplicação de Práticas (2021)

  1. Oh to be young and still studying at this level.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: